domingo, 16 de janeiro de 2011

Exit Through the Gift Shop: A Banksy Film

Quem disse que a arte foi apenas feita para se apreciar dentro de um museu ou galeria? A street art é isso mesmo que o nome indica: arte de rua. Qualquer tipo de forma de arte em que o artista decida colocar num espaço público para ser admirada, quer através de graffitis, de stencils de posters ou de autocolantes. Banksy fá-lo como ninguém; hoje é, talvez, o maior street artist e o mais enigmático do mundo. Nunca deu a cara e são raras as pessoas que o conhecem, no entanto, anda pelas ruas do mundo a deixar pedaços da sua arte nas paredes, mesmo em frente de toda a gente. Com ou sem motivações políticas ou humanitárias, com ou sem publicidade, com ou sem risco de prisão, mas sempre com arte moderna e que chama a atenção.

Foi neste contexto que Banksy fez este filme: Exit Through the Gift Shop, realizado pelo próprio e relatando os vários aspectos da street art pelos olhos de um emigrante francês em Los Angeles, chamado Thierry Guetta. Este atabalhoado e criativo francês que anda sempre de câmara de filmar atrás ficou fascinado com o trabalho do primo, um street artist francês que colava azulejos com desenhos do personagem de videojogos "space invader".

Foi a partir daí que Thierry começou a sentir um fascínio por este tipo de arte. O perigo de andar atrás do "Invader" a colar os autocolantes e azulejos era como pão para a boca de Thierry.
E quanto mais filmava, mais vontade tinha de pertencer àquele mundo, e quanto mais pertencia àquele mundo mais ouvia falar de Banksy, até se tornar uma obsessão filmar Banksy a fazer a sua arte.

Thierry acaba eventualmente por encontrar Banksy e passado algum tempo, os papéis são invertidos: Banksy pega em todas as filmagens sobre o street art que Thierry fez e Thierry torna-se no "Mr. Brainwash", um street artist descomplexado e com pretensão de fazer daquilo vida. "Mr. Brainwash" tornou-se um dos mais influentes da zona de Los Angeles, fazendo o que é quase o oposto do street art, que é comercializando a sua obra e organizando grandes eventos e exposições para apreciadores.

Banksy acaba por realizar um excelente filme, documentando a beleza e o altruísmo da street art e também a história de "Mr. Brainwash", um francês estouvado que, não fosse a sua maneira de ser inocente, quase o poderíamos chamar de pretensioso.

A street art encarrega-se de nos proporcionar arte no mais poluídos dos mundos e no mais estranho recanto.


Sem comentários:

Enviar um comentário