sábado, 9 de abril de 2011

Concerto dos Marte no bar Come Ponto Come

O rock progressivo puro ainda vive! E vive actualmente em Setúbal. É verdade, os Marte, uma nova banda de rock progressivo, influenciada directamente pelos King Crimson e Yes, apresenta uma sonoridade bem marcada do rock progressivo clássico e delicioso dos anos 70.
O concerto no bar come ponto come neste Sábado serviu para divulgarem uma vez mais o seu som. Sendo uma banda recente, é natural darem um concerto com entrada gratuita. O que me revolta um bocado é ver bandas bastante mais inferiores aos Marte a tocar em palcos enormes, e ver uma banda deste calibre a tocar num espaço minúsculo. De qualquer forma, acredito que eles vão lá chegar.
Tecnicamente a música já não é como antes. As bandas perdem mais tempo a tentar "perceber" a própria música e a expressar-se. Os Marte são um exemplo de pureza musical misturada com técnica apurada e deliciosa. Para os nossos ouvidos são mesclas emocionais do bom rock progressivo, misturadas com alucinações estapafúrdias.
Em jeito de apresentação, encaminharam-nos para uma louca viagem pelos anos 70. As 4 músicas tocadas, todas elas com pelo menos 10 minutos, relembram-nos tempos distantes, onde a música não tinha um conceito metódico nem "comercial". Perdemo-nos no seu som e eles deixam-nos lá ficar.
Ao vivo a banda ganha uma enorme energia, sendo que o órgão ,tão típico em bandas como Genesis ou Pink Floyd, explode ainda mais ao vivo. O resto também é fantástico, muito por culpa dos grandes músicos. Não podemos esquecer que estamos perante ex-membros dos Monogono e Porn Sheep Hospital.
Quem gosta de Rock Progressivo não pode deixar de ouvir os Marte. Quem gosta de música também não. Por isso venham ouvir e boa viagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário