quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dead Combo no Cinema S. Jorge

O Cinema S. Jorge, em Lisboa, recebeu ontem os Dead Combo acompanhados pela Royal Orquestra das Caveiras para uma noite de atmosferas densas, sombrias e ao mesmo tempo festivas. É assim a música dos Dead Combo quando têm em sua companhia a pianista Ana Araújo, o baterista Alexandre Frazão, o saxofonista João Cabrita, João Marques no trompete e Jorge Ribeiro no trombone.

Com uma sala completamente esgotada, foram várias as vezes que, quer Tó Trips quer Pedro Gonçalves, a dupla responsável pela banda, manifestou o seu espanto por estarem a tocar para tantas pessoas.

O palco, devidamente decorado para o efeito, com flores vermelhas em vários ramalhetes dispersos pelo palco, diversas malas e outros componentes cénicos espelhavam o pano negro pendurado ao alto nas costas dos artistas com o nome da banda, do lado direito a bateria e do lado esquerdo o piano colocados de frente para o centro do palco, onde estariam Tó Trips e Pedro Gonçalves, e por trás destes, num plano um pouco mais elevado, estaria o espaço que seria ocupado pelos instrumentos de sopro.

Quando as luzes baixam e começa a tocar o tema de introdução ao concerto, espera-se a entrada dos Dead Combo em palco, o que viria a acontecer após alguns segundos de 'suspense' planeado, a dupla Tó Trips e Pedro Gonçalves ocupou então o centro do palco, e começam um concerto que percorreu toda a discografia da banda, com direito ainda a alguns temas novos, como por exemplo, Nat, e não net de internet, explicou Pedro Gonçalves.

A Royal Orquestra das Caveiras acaba apenas por entrar ao fim de 6 temas, em Cuba 1970, e não mais a dupla central iria ficar sozinha em palco, comunicativos q.b. os Dead Combo explicaram alguns dos temas tocados, de onde destaco o Lusitânia Playboys, que é dedicado a todos os que vão ao Cais do Sodré à noite, O Assobio, canção que Tó Trips pensava ser sobre o assobio de seu avô, mas que afinal é sobre o assobio de Vasco Santana e ainda a música Cacto, que nos é indicada como possivelmente a primeira música a ser feita pelos Dead Combo.

Para o encore ficou reservado um vôo de Lisboa para Berlin, uma visita ao deserto e uma última paragem em Malibu, com o guia Tó Trips a apontar-nos a falta de uma feira popular.

E embora não houvesse uma feira popular (e é um facto que se deixou morrer a única que havia) em Lisboa, entretenimento não faltou na noite de ontem, a música dos Dead Combo é quase como uma banda sonora para um filme, um filme que é construido mentalmente por cada um de nós à medida que ouve e interpreta as melodias que nos são apresentadas.

E é por isso que, ao terminar o concerto, e pensando na viagem sonora por que se passou, não consigo deixar de pensar que se a minha vida fosse um filme, um dos temas teria que ser composto por estes senhores, e acho que isso diz muito.

Dead Combo & Royal Orquestra das Caveiras @ Cinema São Jorge (26-10-2010)


Setlist:
1. Janela
2. Putos a Roubar Maçãs
3. Esse Olhar Que Era Só Teu
4. Sopa De Cavalo Cansado
5. A Menina Dança?
6. Cuba 1970
7. Manobras de Maio
8. Desert Diamonds
9. Mr Eastwood
10. Temptation
11. O Assobio
12. Eléctrica Cadente
13. Nat
14. Lusitânia Playboys
15. Canção do Trabalho
16. Old Rock'n'Roll Radio
17. Rodada

Encore:
18. Lisbon/Berlin
19. Cacto
20. Malibu Fair

Para conhecer melhor é aqui:
Myspace
Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário