segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lost - Final Chapter





CONTÉM SPOILERS

Sou da opinião de que a maioria dos fãs de Lost ficaram minimamente satisfeitos com o final programado.
Sou também da opinião de que quase tudo foi bem feito, que o final tem um sentido moral lógico e consequente, mas nada previsível. Digo lógico tendo em conta toda a trama geral, mas praticamente impossível de prever.
Foram seis anos de todos os mistérios possíveis, ainda não desvendados, e provavelmente nunca desvendados. Algumas coisas querem-se assim, sempre por desvendar.
Este final traduz-nos um desejo de mensagem moral, mas nada forçada, completamente adequada.
O último episódio foi completamente frenético, desde a luta épica de Jack com o "Locke", ao momento em que o Desmond deixa a ilha num caos. O episódio está cheio de pormenores deliciosos, tanto do ponto de vista objectivo e imediato, como de interrogações passadas. A analogia entre este episódio e os iniciais é clara. Temos o parto de Claire como exemplo claro disso mesmo.
A razão de tudo é bonita e sentida, e desloca-nos para um pensamento positivo: A ilha foi uma viagem pelos nossos pesadelos, de forma a confrontarmos os nossos medos, mas para termos consciência de que o devemos fazer, e que depois de tudo isso vem algo tão grande e satisfatório, que tudo valeu a pena. O final reluzente é a metáfora de toda a série, antecipada por uma explicação algo fraca e despropositada do pai de Jack ao mesmo.
Contudo, esta "reunião final" de todos os personagens encaixa bem no resultado proposto. Não há desilusões, nem tentativas de alcançar o pseudo intelectual. E fizeram bem.
Quanto aos últimos segundos, sou da opinião que revelam um dos melhores momentos de todos os episódios. A morte de Jack, de forma completamente vitoriosa, após todas as lutas internas( consigo mesmo) e externas, transmite a força do personagem, um personagem imenso, que deverá servir de exemplo para muito que ainda se possa fazer.
O último plano, o do olhar final de Jack, perante a vida, sorrindo à morte, é de uma beleza extraordinária.
Parabéns, conseguiram!


1 comentário:

  1. Apoiado completamente!Só não concordo com a cena do pai do Jack. Às vezes ser explicativo e directo não é mau, e finalmente houve a conversa com o pai que o Jack sempre procurou, desde o princípio.

    ResponderEliminar