sábado, 1 de maio de 2010

Singing Dears + Slice n' Dice - Adn - Setúbal



O Adn, em Setúbal, é uma discoteca alternativa onde se pode ouvir desde Nine Inch Nails a Pearl Jam. Seguindo este raciocínio de ideias, é um local completamente adequado para concertos, nomeadamente de hard-rock ( que foi o que se ouviu esta noite).
Setúbal é uma cidade conhecida por ter "dado à luz" bandas hardcore como More Than a Thousand, Hills Have Eyes, Porn Sheep Hospital, One Hundred Steps (actualmente extintos) e Blame the Skies. Apesar desta onda sui generis, Setúbal tem criado algo diferente do previsível. Podemos já ouvir os The Doups na Antena 3, ou a abrirem para Franz Ferdinand, os Ella Palmer com o rock melódico e ambiguamente pesado, os BlackOut Noize no seu estilo rock psicadélico-funk, e os Mothership com o seu hard rock progressivo. É nesta última onda que se inserem os Slice n' Dice, banda que abriu o concerto desta noite.
Este quarteto de Setúbal apresenta uma grande coesão no seu conjunto, a nível sonoro, técnico e emotivo. Se o vocalista tem uma voz que faz lembrar Eddie Vedder, o baixista e o guitarrista não ficam nada atrás de Jeffrey Ament e Stone Gossard, dos mesmos Pearl Jam. Mas esta banda não vive apenas de influências do grunge. Podemos ouvi-los a roçarem AC/DC, e também trash-metal. O baterista não se deixa intimidar pela qualidade dos demais membros e consegue manter o ritmo sempre no ponto exacto.
O resultado? Um concerto cheio de rock, com uma voz impressionante e um instrumental que nos enche de uma absoluta certeza: Os Slice n' Dice têm qualidade, muita, e estão aí para impressionar!

A banda cabeça de cartaz, contudo, não me impressionou. Os Singing Dears tocam o seu rock "saltitante", com letras cómicas e bem encaixadas. Porém, vivem de uma base de repetitiva tanto a nível instrumental como vocal. Há bons pormenores, há um grande baterista, mas também há vários aspectos menos positivos, que acabam por descer consideravelmente o resultado final.
Os Singing Dears são capazes de nos pôr a saltar e a gostar deles facilmente, mas ao fim de algumas músicas sentimos que é sempre o mesmo. De referir o bom espírito da banda, que se preocupou em animar o público. É sempre importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário